III. O TURISMO E A SOCIEDADE
III.1. Mudanças Culturais e reestruturação do turismo: a pós-modernidade e o turismo.
Documento 1: Pós-modernidade e culto da imagem que se aplica ao turismo.
Fonte: Blogs diversos e site de agência de viagens
As imagens que ilustram o documento 1 salientam a importância, que hoje existe, da imagem de marca. Em qualquer área e ainda mais no turismo, a cultura visual como o consumismo atingiram um patamar que testemunha das mudanças socioculturais da sociedade. A pós-modernidade é o termo escolhido pelos eruditos para caracterizar este contexto. Este estado resulta de muitas evoluções, sejam elas relacionadas com o meio laboral que proporciona mais tempo de lazer, ou relacionadas com os avanços tecnológicos a nível de transportes e comunicações.
Documento 2: O olhar do turista, John Urry, Capitulo 5, Mudanças culturais e reestruturação do turismo.
“A pós-modernidade envolve uma dissolução das fronteiras, não apenas entre a alta e a baixa culturas, mas também entre diferentes formas culturais, tais como o turismo, a arte, a educação, a fotografia, a televisão, a música, o esporte, as compras e a arquitetura. Além disso, a era da comunicação de massa transformou o olhar do turista, e muitas características da pós-modernidade já estavam prefiguradas nas práticas turísticas existentes.”
Jonh Urry, in O olhar do turista, p.117.
John Urry é um sociólogo britânico de renome, que através da sua obra, “O olhar do turista”, aborda a questão das mudanças culturais e reestruturação do turismo, no seu quinto capítulo. Justificámos assim a escolha da capa do seu trabalho como documento 2, referenciando o capítulo do nosso interesse.
O excerto escolhido acompanha a nossa reflexão sobre a pós-modernidade e o turismo, admitindo que existe uma “desdiferenciação” ao seio dos turistas e do turismo que praticam. Assim, assistimos a uma massificação e democratização da mobilidade da viagem, que John Urry caracteriza como o fim do turismo, ou de um tipo de turismo.
Documento 3: A soberania da cultura visual do pós-turista.
Fonte: https://vanessa.cesar.zip.net/
O documento 3 apresenta vários sítios turísticos de grande envergadura, conhecidos de todos os curiosos turistas que somos. Ressalta-se aqui novamente o culto da imagem, e o facto de a cultura manter-se predominante na prática do turismo.
A forma como vemos e reconhecemos estes emblemáticos monumentos, no sentido lato, é o resultado da evolução da comunicação social a que grande maioria tem acesso.