II.2. A SOCIOLOGIA DO TURISMO E O TURISMO: A DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DO TURISMO
II.2.1. Comportamento pessoal, interpessoal e transpessoal
Documento 6 - Férias de outros tempos
Fonte: Blog https://amoresemportugal.blogspot.pt/2010/04/tambem-avo-foi-menina-e-moca.html
O documento 6 permite-nos entender o quão diferente era a turista do inicio do século XX, comparando com a turista atual. O comportamento pessoal era condicionado e não tão livre como o observamos hoje.
De forma geral, os comportamentos das pessoas no que diz respeito à área turística são definidos por três níveis: pessoal, interpessoal e transpessoal.
II.2.2. Comportamentos sociais e culturais em Turismo
Documento 7 - A diversidade e contraste de culturas
Fonte: Blogs diversos
O documento 7 ilustra as diferenças culturais que o turismo confronta. A riqueza cultural do mundo também é o motor das viagens, como poderá ser a consequência destas. O que motiva o turista baseia-se na troca com o povo visitado, podendo adotar várias formas como uma simples visita a um local de renome, ou a compra de lembranças.
Embora haja educação do turista através da socialização que existe inevitavelmente numa sociedade cada vez mais cosmopolita, é natural continuarmos a assistir ao quebrar de certas normas sociais próprias ao pais visitado. É algo que acontece quando existem hábitos vestuários ou comportamentos em locais ditos sagrados inadequados.
II.2.3. Grupos, organizações, sociedades e massas na atividade turística
Documento 8 – Grupos Sociais : primários e secundários.
Fonte: Blogs diversos.
As imagens que formam o documento 8 caracterizam os grupos sociais.
Existem grupos de referência, primários e secundários, para além de organizações e sociedades, que podem interagir e amalgamar-se com os grupos mencionados anteriormente.
Estes grupos têm uma construção mais ou menos complexa com características próprias.
Documento 9 - Grupos sociais – As massas.
Fonte: Blogs diversos.
Os diversos grupos sociais podem ser identificados na área do turismo. Contudo, o mais característico serão as massas. Trata-se de um fenómeno que junta grandes quantidades de indivíduos e que não tem organização, para citar as principais características. As imagens do documento 9 ilustram perfeitamente a ideia de massificação do turismo, e a fortiori, as massas como grupo social.