MÓDULO I - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS-2

MÓDULO I - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS-2

 

I.2. A sociologia do turismo e o turismo como fenómeno interdisciplinar

I.2.1 As diversas abordagens ao estudo do turismo

 

Figura 1 A evolução da oferta turística

 

                                       

Fonte: Blogs diversos.

 

Figura 2Evolução dos meios de transporte

 

                    

Fonte: Blogs diversos.

 

 

Figura 1 e 2 – “Abordagem horizontal”, ilustra a importância do desenvolvimento das infraestruturas e os meios de transporte para o sucesso do turismo.

 

Figura 3Investimentos turísticos

                                    

Fonte : Blogs diversos.

 

Figura 3 - “Abordagem Económica”, onde analisa o turismo como uma indústria de bens e serviços (transportes, alojamento, restauração, distrações, animação…) ou seja, investimentos turísticos, sendo uma atividade económica que se pode estudar através de análises de custos/lucro.

 

Figura 4 – Tourism Managment

 

                    

Fonte: Blogs diversos.

 

 

Figura 4 – “ Abordagem da Gestão”, tem como exemplo uma publicação que se orienta para o estudo das empresas, nomeadamente o fenómeno turístico nas mais diversas áreas como estatística, economia, geografia ou gestão.

 

 

I.2.2- O caso particular da sociologia do turismo

 

Figura 5 – Impacto turístico

 

 

 

Fonte: Blogs diversos.

Figura 5 – “ Impacto Turístico”, com estas ilustrações pretendemos demonstrar de maneira bem-humorada, o impacto que o turismo causa no meio ambiente. Pretende-se também demonstrar através do esquema, a importância de uma reflexão que deve ser feita, pois todos nós sabemos que o turismo pode provocar impactos positivos e negativos, embora os negativos sejam muito mais significativos que os positivos.

 

I.2.3- Relação da sociologia do turismo com outras disciplinas

 

Figura 6 – Sociologia do mercado turístico

 

                                                  

Fonte: Blogs diversos.

Figura 6 - “ Sociologia do mercado turístico”, faz referência às relações transpessoais entre a oferta dos agentes turísticos e a procura turística dos clientes.

 

Figura 7 – Sociologia da religião

 

                                                  

Fonte: Blogs diversos.

 

Figura 7 – “ Sociologia da Religião”- salienta a forte caracterização da atividade turística decorrente da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados com as religiões.

 

I.2.4- O Turismo como fenómeno interdisciplinar ou facto social total

Documento 3 - Abordagens Interdisciplinares

“O turismo engloba praticamente todos os aspetos de nossa sociedade. Há o turismo cultural, em geral tratado em uma abordagem antropológica. Como as pessoas se comportam de formas diferentes e viajam por razões diferentes, é necessário utilizar uma abordagem psicológica para determinar a melhor maneira de promover os produtos turísticos e colocá-los no mercado. Como os turistas cruzam fronteiras e solicitam passaportes e vistos de órgãos governamentais, e como a maioria dos países têm departamentos de desenvolvimento do turismo operados pelo governo, consideramos que as instituições públicas estão envolvidas. Sendo assim, é necessária uma abordagem no campo da ciência política. Qualquer setor que se torne um gigante económico, afetando as vidas de muitas pessoas, atrai a ação de organismos legislativos (juntamente com a de sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos), os quais criam as leis, as regulamentações e o ambiente legal no qual o sector turístico deve operar. Assim sendo, temos também uma abordagem jurídica. A grande importância do transporte de passageiros sugere esse aspeto como sendo mais uma abordagem. O fato é que o turismo é tão amplo, tão complexo e tão multifacetado que são necessárias diferentes abordagens para estudar esse campo, cada uma delas adaptada a uma tarefa ou objetivo diferente.”

Fonte: Turismo Princípios, Práticas e Filosofias; Charles R. Goeldner, J.R. Brent Richie, Robert W. McIntosh; 8ª Edição; Parte 1; Pág.29

 

Documento 3 – “ Abordagens interdisciplinares”, faz referência á vasta gama de setores que abrangem o turismo; á necessidade de adaptarmos o nosso produto à realidade da oferta e da procura turísticas.

 Também explica, de que modo, as outras áreas e ciências se relacionam com os fenómenos turísticos e da nossa sociedade, uma vez que “O fato é que o turismo é tão amplo, tão complexo e tão multifacetado que são necessárias diferentes abordagens para estudar esse campo, cada uma delas adaptada a uma tarefa ou objetivo diferente”.