Criar uma Loja Virtual Grátis

MÓDULO III - O TURISMO E A SOCIEDADE - 3

MÓDULO III - O TURISMO E A SOCIEDADE - 3

III. 3. O Turismo e os seus impactes

III. 3. 1. Impactes ambientais

Documento 8: Esquema da sustentabilidade.

 

      

Fonte: Brundtland Report in http://www.uwindsor.ca/sustainability/.

 

 

O Documento 8 ilustra a sustentabilidade. A convergência da esfera social com as esferas economia e ecologia delimita uma zona de sustentabilidade. Este esquema foi elaborado para a o Brundtland Report (1987), que defende um desenvolvimento sustentado. Enquadra-se no tema do turismo e os seus impactes ambientais.   Estes impactes podem ser observados no destino turístico e podem ser negativos ou positivos.

 

 

 

Documento 9: Os impactes ambientais positivos do turismo- Incentivo à preservação do ambiente.

 

 

Fonte: Blogs diversos.

 

 

O turismo pode desencadear processos benéficos para o ambiente. Assim, podemos observar iniciativas de proteção ambiental, tais como, em Portugal, a criação de áreas protegidas e geridas pelo ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade). A preocupação crescente dos turistas em estar em acordo com a natureza ao praticar um turismo sustentado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (único Parque Nacional de Portugal, reconhecido a nível internacional pela rede Panparks), ou nos diversos Parques ou Reservas Naturais, como a Serra da Estrela ou as Berlengas.

 

 

Documento 10: Os impactes ambientais negativos do turismo – Poluições, degradação e capacidade de carga ultrapassada.

 

             

Fonte: Blogs diversos.

 

 

Porém, existem efeitos nefastos que o turismo também pode provocar. Assim o documento 10 apresenta diversas situações que não favorecem o ambiente e que são diretamente ou indiretamente ligadas à prática de um turismo intensivo.

A poluição visual, sonora, da natureza em geral, com rios saturados de detritos deixado pelos transeuntes, são parte dos impactes negativos decorrentes da modernização. A poluição do ar feita através da emissão de gazes nocivos resultantes de fábricas ou de estações nucleares, também pode ser considerada como o resultado de uma intensificação dos fluxos migratórios, que podem ser turísticos, que intensificam a atividade industrial e/ou o fornecimento de energia.

A sobrecarga de espaços como as praias também é parte dos aspetos negativos que o turismo traz a certos locais. Fala-se de capacidade de carga.

 

 

III. 3. 2. Impactes Económicos

Documento 11: Impactes económicos positivos e negativos do turismo.

 

                   

Fonte: Blogs diversos.

 

 

Podemos observar no, documento 11, os impactes económicos positivos (fotos da esquerda) e negativos (fotos da direita).

O turismo tem a vantagem de criar empregos em hotéis, resorts, restaurante, mas o aspeto negativo é que muitas vezes tratam-se de situações sazonais.

É óbvio que as movimentações de capitais efetuada pelos turistas ao deslocar-se para locais fora do habitual, contribui para um aumento das receitas do país visitado. Em contrapartida, para além de acarretar custos, a criação de pacotes turísticos “all inclusive”, tira boa parte dos rendimentos aos países onde se encontram os resorts. São os organizadores de viagens que lucram mais nestes casos, ao utilizar alojamentos e transportes do país de origem e não de destino. O que causa uma fuga de capitais e não desenvolve a economia local.

 

III.3.3. Impactes Socioculturais

Documento 12: Impactes socioculturais positivos e negativos.

 

        

Fonte: Fonte própria e Blogs diversos.

 

 

O documento 12 retrata os aspetos socioculturais positivos (fotos de cima) e os aspetos socioculturais negativos (fotos de baixo) do turismo.

A relação que se cria entre o turista e o autóctone pode ser positiva, no sentido que pode existir compreensão partilha e entreajuda, seja ela quando há necessidade de empurrar um carro ou de partilhar uma refeição típica do local visitado.

Por outro lado, não podemos omitir a existência de situações negativas para o turista e criadas por ele próprio. Assim, quando há desigualdade de comportamento, assistimos ao contraste social observado na foto a preto e branco, quando dois casais de origens diferentes se comportam de forma oposta.

Também haverá um certo incentivo ao turismo sexual e consequentemente o desenvolvimento da prostituição que não é considerado como atrativo turístico.